3,4 milhões de consumidores online admitem ter praticado algum ato ilícito para tirar vantagem sobre pessoas, empresas ou governo
Levantamento da CNDL/SPC Brasil indica que utilização de serviços de forma irregular é a fraude mais comum. 9% dos fraudadores admitem a tentativa de levar vantagem sobre o governo.
19% cometeram fraudes contra empresas e pessoas. As mais comuns são:
.1. Utilização de serviços de forma irregular, uso de “gato” em serviços de TV por assinatura, banda larga, luz, telefone (24%)
.2. Alegação falsa que determinado produto estava anunciado com um preço menor com o intuito de pagar mais barato (15%)
.3. Consumir mercadorias dentro da loja e não pagar pelo produto (14%)
.4. Cancelamento de compra realizada pela internet, após ter recebido a encomenda (14%)
9% admitem a tentativa de levar vantagem sobre o governo.
“Os brasileiros podem e devem cobrar mais transparência nas ações dos representantes políticos, mas é igualmente importante que cada um faça sua parte e reflita sobre o lugar da ética em suas relações pessoais, profissionais e de consumo.”
José César da Costa, presidente da CNDL
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