Seis em cada dez consumidores sofreram algum tipo de fraude financeira no último ano
Levantamento da CNDL/SPC Brasil indica crescimento de 28% na incidência de fraudes em comparação com 2019. Prejuízo aos internautas é de R$ 2,7 bilhões.
5 principais fraudes apontadas pelos entrevistados:
.1. Não receber por um produto/serviço comprado (41%);
.2. Aquisição de produtos/serviços que veio diferente das informações especificadas pelo vendedor (41%);
.3. Clonagem de cartão de crédito ou débito (24%);
.4. Golpes por meio de ligação, e-mail, SMS ou WhatsApp informando que a vítima tinha direito a receber um dinheiro, e para conseguir a quantia, deveria fornecer dados pessoais e bancários, além do pagamento de honorários (17%);
.5. Pagamento de falsa cobrança por meio de depósito, boleto falsificado ou adulterado (15%).
Eletrônicos e vestuário
lideram a lista de itens
não recebidos.
A respeito do local onde as compras foram realizadas, 40% mencionaram sites de lojas que vendem produtos diversos (os chamados marketplaces). Vale destacar que esse percentual recuou 26 pontos percentuais na comparação com 2019 (67%).
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