19% dos consumidores lesados contrataram empresa especializada para resolver o problema

Levantamento da CNDL/SPC Brasil indica que gasto médio para resolução da fraude foi de R$ 896. Clonagem de celular é o golpe que os entrevistados acreditam estar mais sujeitos.


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Para 11% dos entrevistados, a contratação surtiu efeito, resolvendo o problema.

.1. Ainda estão tentando resolver (5%)


.2. Não resolveram a situação nem com o suporte profissional (3%)

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Indicação de amigos foi a principal forma de acesso a serviços de solução de fraudes.



“Diante de uma situação de difícil solução, o consumidor tem sempre a opção de recorrer aos órgãos de defesa do consumidor e a tribunais de pequenas causas, fazendo valer o seu direito. A contratação de empresas especializadas pode ser uma opção para casos que envolvam quantias elevadas, dado o custo médio dos serviços. Em todo caso, o melhor é adotar medidas preventivas para não ter de lidar com as consequências de uma fraude. Evitar a exposição de dados, consultar a reputação de lojas online, checar a veracidade de boletos e tomar cuidado com senhas e documentos pessoais são algumas medidas que podem evitar dores de cabeça, gasto de tempo e até de dinheiro.”


José César da Costa, presidente da CNDL

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